Liberte-se da sua Armadura do Ego
Vaidade e orgulho são o que a maioria de nós tende a pensar quando pensamos em ego, mas o ego é muito mais do que um senso de autoinflação. Pode também aparecer em sentimentos de inferioridade ou de auto-ódio, porque o ego é qualquer imagem que você tem de si mesmo que lhe dá um senso de identidade – e essa identidade deriva das coisas que você diz a si mesmo e das coisas que as outras pessoas dizem sobre você que você decidiu aceitar como verdade.
Uma maneira de pensar sobre o ego é como uma concha pesada protetora, como o tipo que alguns animais têm, como um grande besouro. Este escudo protetor funciona como uma armadura para te cortar de outras pessoas e do mundo exterior. O que quero dizer com casca é uma sensação de separação: aqui está eu e o resto do universo e outras pessoas. O ego gosta de enfatizar a “alteridade” dos outros.
Para aprender mais sobre o ego, superando adversidades e criando paz interior e significado em sua vida, visite
PENSAR QUÂNTICO Seu poder em suas mãos
Contents
Separação do Ego
Essa sensação de separação é uma parte intrínseca do ego. O ego gosta de se fortalecer reclamando – seja em pensamentos ou palavras – sobre outras pessoas, a situação em que você se encontra, algo que está acontecendo agora, mas “não deveria ser”, e mesmo sobre você mesmo. Por exemplo, quando você está em uma fila no supermercado, sua mente pode começar a reclamar da lentidão do caixa, de como ele deve estar fazendo isso ou fazendo aquilo, ou ele não fez nada – inclusive arrumando as compras da pessoa à sua frente corretamente.
Quando isso acontece, o ego tem você em suas garras. Você não tem pensamentos; os pensamentos têm você – e se você quer ser livre, você tem que entender que a voz em sua cabeça os criou e irritação e nervosismo que você sente é a resposta emocional a essa voz. Só assim você pode estar presente para o mais verdadeiro mundo ao seu redor. O truque, claro, é trabalhar para nos libertar dessa armadura e dessa voz. Isso está ditando a realidade.
Observe sua mente
O primeiro passo fundamental é tomar consciência de que tipo de pensamentos você habitualmente pensa, especialmente pensamentos negativos: irritação, raiva, impaciência e talvez até algum tipo de tristeza. Você pode, por exemplo, reclamar de si mesmo, como você é inútil. Se você começar a ouvir esses pensamentos repetitivos, então, de repente, perceberá: “Eu tenho pensado nesses mesmos pensamentos repetidas vezes quase todos os dias sem realmente saber disso”.
Distinguir entre a voz do ego e a situação real
Consciência é o começo de se tornar livre do ego, porque então você percebe que seus pensamentos – e as emoções negativas que eles produzem – são disfuncionais e desnecessários. Por exemplo, vamos voltar para a linha do supermercado. Enquanto você espera, você não está realmente irritado porque está demorando muito para chegar ao caixa, que é a situação. Você está irritado com o que sua mente está dizendo sobre a situação – que é que toda essa espera é ruim e um desperdício de tempo. Mas você pode realmente estar gostando daquele momento se disser: “Isto é simplesmente o que é. Não há nada que eu possa fazer sobre isso, então por que não respirar profundamente e olhar ao redor e aproveitar o mundo ao meu redor?”
O deixe ir de histórias limitadoras
Às vezes o perigo é mesmo o pensamento pessimista. Se, por exemplo, você foi dispensado do seu trabalho, você pode resistir a ser negativo e dizer: “É uma grande coisa que perdi meu emprego!” Esse tipo de otimismo intencional não é necessário. Nós nos apegamos ao conto de fadas da suposta felicidade – que devemos ser felizes. Mas isso mantém você preso onde você está. Em vez disso, tente descrever apenas o que está acontecendo, sem julgamento: não tenho emprego. Eu devo procurar por um.
Traga Em Sua Consciência
Quando você vê a diferença entre a sua voz e a realidade da situação, esse é o começo do despertar. Isso geralmente é um momento – um clarão que chia e desaparece. Inicialmente, você ainda se perde novamente, e os velhos pensamentos surgem, mas gradualmente, você ganha consciência, e os pensamentos disfuncionais desaparecem. É uma transição gradual, isto trazendo de sua consciência, porque o ego não quer mudar. Não quer desaparecer, por isso lhe dará muitas razões pelas quais você não pode estar presente.
Abaixe suas armas
Seu desafio será tornar-se mais alinhado internamente com o momento presente. Lutando com o seu ego apenas o tornará mais forte. Ao declarar guerra, você faz um inimigo. Um exemplo simples: você acorda de manhã, chove e fica cinza, e a mente diz: “Que dia miserável”, e esse não é um pensamento agradável. Você provavelmente sente alguma emoção: medo, decepção, infelicidade. De repente, você percebe que seu julgamento de que tipo de dia será baseado em um hábito mental, um padrão inconsciente.
Essa simples consciência cria espaço para um novo pensamento emergir. Você pode olhar novamente pela janela sem esse preconceito e apenas ver o céu. É cinza. Há alguma luz solar filtrando pelo céu. Há, talvez, gotas de chuva caindo. Não é realmente miserável em tudo. Tem uma certa beleza. Então, de repente, você está livre. Você não está mais impondo algo na realidade, e você está livre para aproveitar o que, anteriormente, você rejeitou.
TEXTO: Eckhart Tolle
http://www.oprah.com/oprahs-lifeclass/eckhart-tolle-on-how-to-free-yourself-from-your-ego-armor
Para aprender mais sobre o ego, superando adversidades e criando paz interior e significado em sua vida, visite
PENSAR QUÂNTICO Seu poder em suas mãos
O Curso irá te possibilitar expandir a consciência proporcionando um salto quântico na sua evolução criando mais prosperidade em todas as áreas da sua vida. Irá promover o seu desenvolvimento pessoal e a compreensão para uma transformação absoluta, potencializando sua mente para criar uma nova realidade desejada aumentando a sua vibração.