3 RAZÕES PARA MEDITAR
Contents
3 Razões para meditar
É mais do que apenas um redutor de estresse
As razões pelas quais meditamos são tão variadas quanto as muitas maneiras de meditar. No Ocidente, a maioria das pessoas é atraída pela meditação para acalmar as conversas internas do cérebro e reduzir o estresse.
A meditação é, de fato, um redutor de estresse muito eficaz, mas seus benefícios – às vezes misteriosamente escondidos – são muito mais generosos.
1. Porque é bom para nossos corpos
Cientistas que coletaram dados sobre meditação descobriram que uma prática consistente não apenas estimula a mente, mas também fortalece o corpo.
Estudos sustentam que a meditação pode ajudar a reverter doenças cardíacas, reduzir a dor e apoiar o sistema imunológico, permitindo-lhe melhor combater doenças.
A conexão mente-corpo entre estresse e doença é abundantemente aparente, pois a ciência está descobrindo que a meditação pode diminuir a produção do hormônio do estresse, o cortisol.
Isso significa que os meditadores são mais capazes de se adaptar ao estresse em suas vidas e suas respostas fisiológicas comuns, que podem incluir:
- Doença cardíaca
- Osteoporose
- Problemas de sono
- Problemas digestivos
- Depressão
- Obesidade
- Comprometimento da memória
- Condições da pele
2. Porque é bom para nossos relacionamentos
Paradoxalmente, enquanto a meditação nos ajuda a sintonizar e nos voltar para a nossa verdadeira essência, ela também nos ajuda a nos separar de nossos próprios egos para nos conectar com os outros de maneiras mais significativas.
Os conselheiros de casais descobriram quando atribuem a meditação aos seus clientes, os casais ficam menos zangados, mais auto-reflexivos e mais amorosos.
Quando nos tornamos conscientes – e honramos – nossa interconexão com outros seres, somos capazes de reformular nossas perspectivas, ver nossas preocupações sob uma luz diferente e abraçar a gratidão, que é a memória do coração.
3. Porque pode mudar nossas vidas
Em um mundo repleto de soluções rápidas e sem fim, dietas radicais e esquemas de enriquecimento rápido, é bom saber que existe uma prática comprovada que realmente pode mudar sua vida (ou pelo menos provocar efeitos dramáticos) em apenas pouco tempo.
Os iogues e médicos concordam: meditar – mesmo que apenas alguns minutos de respiração profunda – relaxa o cérebro, reduz a ansiedade e diminui a depressão.
Quando nos sentimos como se não pudéssemos ter tempo para meditar, a verdade é que não podemos nos dar ao luxo de não fazê -lo.
Para começar a desfrutar desses benefícios que transformam a sua vida, encontre uma prática que goste e fique por um tempo. Observe como você se sente enquanto passa seus dias.
Se você achar que tem mais paciência, sentir-se fundamentado e mais capaz de reagir a situações estressantes, e estiver mais em contato com sua intuição ou com suas “intuições”, estará experimentando os muitos benefícios da meditação.
Existem várias formas de meditar. Encontre a sua.
Aprenda a meditar aqui