Como podemos melhorar nosso desenvolvimento pessoal e mudar nossas crenças.
Como podemos melhorar nosso desenvolvimento pessoal e mudar nossas crenças.
Aceitar entrar num processo de desenvolvimento pessoal é permitir-se analisar todas as questões vivenciais que nos envolvem. Ter uma percepção de quais estão em déficit, onde estão os desafios, o que deve ser alterado e o que podemos fazer para obter resultados diferentes e bem sucedidos.
Existem muitas pessoas querendo alcançar seus objetivos e sonhos, e a maioria se esquece que a chave para este caminho está no desenvolvimento pessoal.
É fato que para crescer na vida precisamos conhecer a nós mesmos e, principalmente, saber lidar com barreiras emocionais que podem nos impedir de seguir adiante.
Desenvolvimento pessoal
é uma área do conhecimento que visa melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as habilidades pessoais de cada pessoa, contribuindo com a construção do conhecimento humano e a realização de sonhos e aspirações.
O desenvolvimento pessoal pode incluir as seguintes atividades:
- Melhorar a autoconsciência;
- Melhorar o autoconhecimento;
- Melhorar ou desenvolver novas habilidades;
- Construção ou renovação da identidade ou autoestima;
- Desenvolvimento de pontos fortes;
- Melhorar o estilo ou qualidade de vida;
- Melhorar a saúde;
- Definir e executar planos de desenvolvimento pessoal (PDPs);
- Melhor as habilidades sociais.
Desenvolvimento do potencial humano
Poder mental
– Desenvolver as funções mentais em prole das realizações e conquistas positivas. Entre as funções do consciente, tem-se: raciocínio, análise, lógica, capta as informações via cinco sentidos, poder de escolha, tempo e espaço, diferencia o certo e o errado, entre outras funções. Entre as funções do inconsciente, destacam-se aproximadamente 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções orgânicas, fenómenos paranormais, entre outras. Freud já defendia que apenas uma pequena fração das nossas memórias encontra-se ativada, demarcando os limites da consciência. Todas as demais estão em estado latente, ou seja, escondidas. “Freud representa essa ideia usando a metáfora do iceberg como um modelo da mente, onde a maior parte está submersa. A atividade mental consciente corresponderia apenas ao topo visível”, explica o psicólogo Marco Callegaro, mestre em neurociências e comportamento pela Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro “O Novo Inconsciente” (Editora Artmed).
Administração do tempo – Investir tempo no que é útil para o crescimento interior e bem estar.
Auto-conhecimento – Ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Ter percepção dos bloqueios e limitações e supera-los com o poder da consciência de si e da mente.
Comunicação interpessoal – O cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental.
Empreendedorismo – Indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos ou serviços.
Educação financeira – Buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Liderança – É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Motivação – É uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.
Marketing pessoal – Valorizar o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.
Produtividade pessoal – A relação entre as atividades que temos para fazer e o tempo disponível.
Qualidade de vida – Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida.
Relacionamento humano – Relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam. Estar com pessoas que nos façam sentir especiais e nos impulsionem para o que é positivo, nos motivem e vice-versa.
Em uma visão geral, podemos desenvolver nossas habilidades em uma área que mais gostamos ou temos facilidade, desenvolver nosso poder mental é a grande sacada para tudo. Nosso poder mental é o que nos move a evoluirmos como seres humanos em vários aspectos da vida, mas é também o que nos faz proscrastinar.
O poder da mente se resume em um conjunto de atitudes que são:
- Pensamentos positivos – estabelecer uma conexão com a prosperidade.
- Motivação – estar motivado quando tudo corre bem é fácil. Mas você precisa se manter motivado em tempos difíceis.
- Confiança – Confiança é uma crença em você mesmo e em sua habilidade de conquistar suas metas.
- Propósito – Pessoas de mente forte possuem a dedicação que vem de um propósito que está alinhado com seus valores mais profundos.
- Coragem – É a tendência de ver os obstáculos da vida como desafios a serem encontrados do que armadilhas a serem evitadas.
- Comprometimento – A melhor forma de comprometimento vem através de uma paixão única por aquilo que fazem e um desejo inabalável de excelência naquilo em que pensam e trabalham.
- Controle – É ter a certeza de que você é capaz de moldar seu destino ao invés de passivamente aceitar os eventos que se desdobram ao longo do caminho.
Pensamento Positivo
Às vezes algumas dessas atitudes não estão alinhadas, então focar nos pensamentos positivos e no objetivo do seu caminho lhe ajude a voltar ao prumo. Vivemos em tempos turbulentos. Se você e eu queremos superar os obstáculos em nossos caminhos nós vamos precisar de uma mente forte.
Eu defino uma mente forte, poderosa, como tendo uma grande capacidade de enfrentar desafios. Ser forte significa ter os recursos, as habilidades mentais e as capacidades físicas para enfrentar as dificuldades de todos os tipos. Quando uma pessoa é forte de espírito, ela tem a energia e a resistência para enfrentar um desafio sem ser roubado de sua força interior.
E como achamos, encontramos, descobrimos essa força interior?
Bom, no meu caso encontrei a força interior estudando. Sim estudando! Lendo todos artigos e livros possíveis sobre o assunto, pois já não encontrava mais em mim essa força. Achava que deveria encontra-la em pequenos momentos da vida. Cada um pode encontra-la de maneiras diferentes, na terapia, no lazer, gastando dinheiro no shopping, esquiando, comprando um carro novo. Mas isso não é encontrar sua força, isso é colocar na sua vida uma felicidade momentânea e que acaba assim que você consegue.
Comecei a ler tudo sobre a Lei da Atração e Física Quântica, pois queria momentos constantes na minha vida de felicidade e equilíbrio, coisas que as vezes pensamos que só na religião encontramos. Mas nem tudo está explicado na religião e me perguntava sobre assuntos e não tinha respostas. Bom, descobri tantas coisas que este blog será pequeno pra te dizer tudo sobre esse assunto…
Temos crenças que nos limitam a pensar de outras maneiras. Crenças que trazemos da nossa infância e levamos pra vida toda.
Nossas crenças travam nosso desenvolvimento.
Exatamente tudo o que escolhemos, fazemos e conquistamos, como nos relacionamos com as pessoas, e também todas experiências negativas são modeladas por nossas crenças de mundo.
As crenças são modelos de mundo que adquirimos em nosso processo de crescimento e aprendizagem. Geralmente as recebemos através de nossa família, como uma fôrma invisível que molda nossas experiências. Por exemplo, se acreditamos que “as pessoas são más e podem nos prejudicar”, como serão nossas relações sociais e profissionais? Se vimos desde pequenos nossos pais viverem conflitos sérios de relacionamento entre eles, como será nossa crença sobre casamento? E, a partir disso, que tipo de pessoas escolheremos para nos relacionarmos?
Essas são as chamadas Crenças Limitantes.
Temos também crenças potencializadoras como por exemplo: “eu posso e consigo tudo que me proponho a fazer com dedicação ” ou “a amizade é uma riqueza“, ou também “as pessoas são boas” etc..
Acrescentamos novas crenças ou ressignificamos as antigas quando passamos por experiências impactantes em nosso emocional ou voluntariamente. Através de psicoterapia, leituras, filmes, vivências de PNL, constelações familiares e sistêmicas etc..
Somente uma abordagem sistêmica que explore e resolva esses emaranhamentos. Pode fazer com que essas questões e suas crenças se dissolvam e possamos enfim nos liberar.
Para essa crença limitante ser transformada é necessário que sua função, o que a mantinha atuante, possa emergir no campo de consciência. Assim possa ser substituída por outra mais efetiva e congruente. Esse estudo é um campo de atuação apaixonante e instigante.
Sempre é tempo de ressignificar antigas crenças limitantes e criar novas e melhores crenças.
Muito mais sobre esse assunto vamos tratar no blog. E vamos juntos descobrir e aplicar várias técnicas e entendimento sobre nosso poder mental.
Leia mais artigos no blog.
Abraços de LUZ.