Você tem o hábito de reclamar?
É quase uma coisa prazerosa reclamar da sua vida. Às vezes é até mesmo catártico.
Ou seria um hábito de reclamações? As vezes fazemos sem pensar. E aí está o problema.
Não pensar é: não estar consciente, é deixar-se levar pelos hábitos que vivem no inconsciente.
Geralmente começa a acontecer quando você está saindo com seus amigos e você tem um olhar triste…… Aí alguém pergunta o que está errado e você não diz nada e com um pouco mais de persuasão, você está mais do que pronto para vomitar tudo o que está errado em sua vida. Então a pessoa ao seu lado diz algo no sentido de “se você acha que é ruim, espere até ouvir o que está errado na minha vida” e então o jogo de comparação de reclamações entra em vigor.
A primeira coisa a perceber, a fim de pôr fim a esse hábito destrutivo, é entender que, no que quer que você se concentre, se expande.
Contents
Concentre-se
Você começa a reclamar, então esse ato começa a se expandir e você encontra ainda mais coisas para reclamar em sua vida. Seu foco então vai para as novas queixas e se expande ainda mais e então você obtém todas essas menções negativas entrando na mistura – raiva, medo, preocupação, etc. – e essas emoções negativas começam a penetrar no subconsciente e a enraizar-se ali.
Eles então começam a filtrar seus olhos para mostrar-lhe apenas as coisas que dão errado em sua vida, a fim de fornecer mais alimentos para reclamar e cegar os olhos para as oportunidades de ajudar a corrigi-lo no processo.
Concentre-se (essa é a chave) nas grandes coisas da vida e lembre-se: tudo o que você foca se expande, então, se você se concentrar nas grandes coisas da sua vida, encontrará ainda mais coisas boas e então você adquire todas estas emoções positivas entrando na mistura – a sensação de ser abençoado, gratidão, esperança, etc., e todas estas emoções positivas começam a penetrar no subconsciente e enraizar-se lá.
Você, então, dê um passo adiante concentrando-se no que você quer, não no que você não quer.
Agradeça
Lembre-se, CONCENTRE-SE no que você quer e isso começa a se expandir. Sua mente então abrirá seus olhos para oportunidades de ajudar a conseguir o que você quer. Aproveite essas oportunidades e, sempre que progredir e obtiver pequenas vitórias, celebre essas vitórias, por menores que pareçam.
Tendemos a reclamar quando nos concentramos no negativo, não no positivo. Mantenha um diário de gratidão e anote três coisas pelas quais você é grato a cada noite. Esse hábito vai ajudá-lo a ver sua vida através da lente da gratidão, e não a falta. Como resultado, você simplesmente verá menos coisas que o levam a reclamar em primeiro lugar.
Isto quer dizer: estará fazendo um treinamento mental, limpando a informação ruim e colocando no lugar uma informação boa. Porém isso leva tempo, não é do dia para noite. Terá que criar esse novo hábito, até se tornar o hábito da gratidão e visão positiva no lugar das reclamações.
Existem muitas técnicas para essa limpeza que chamamos “limpezas de crenças” e cada um se adapta a que se sentir melhor em pratica-la.
Meditar
Matthieu Ricard, um bioquímico treinado que se tornou monge budista, sugere que podemos treinar nossas mentes para gerar um senso contínuo de serenidade e satisfação através da meditação. Ele cita a plasticidade cerebral, que é a capacidade de repetição e reforço de alterar nossas conexões sinápticas.
Através de uma meditação da sua escolha seu inconsciente ou subconsciente (é a mesma coisa) não manda mais sozinho em você. Agora é você no comando. Seu inconsciente será reformulado a executar suas novas ordens. Basta treina-lo pelas repetições de meditação.
Quando nos concentramos nas queixas.
Pode ser útil perceber que o tipo de reclamação que fazemos com mais frequência depende do foco da nossa negatividade.
- Quando nos concentramos em nós mesmos, as reclamações tendem a girar em torno de como nosso trabalho não é apreciado, ou como ninguém entende nosso estresse, carga de trabalho ou prazos. Vem de uma posição de autopiedade. “Estou tão sobrecarregada e mal paga!”…
- Quando nos concentramos nos outros, as queixas tendem a ser julgadoras. Podemos reclamar de alguém para ridicularizar sua incompetência, sua falta de talento ou postura, sua incapacidade de viver de acordo com os padrões. Fazemos isso para obter o acordo dos ouvintes.
- Quando nos concentramos em nossos medos do futuro, nos queixamos de um desastre iminente, como um pessimista que não vê nada além de uma catástrofe pela frente. Esta é a queixa que aparece quando as coisas dão errado e tem como objetivo encontrar outras pessoas com as mesmas afinidades com quem falar sobre o fracasso iminente.
O que você foca determina o que você vocaliza.
Direcione os pensamentos
O subconsciente tem a capacidade de atuar como um espelho: ele capta todas as informações, pensamentos negativos e positivos e transforma em realidade. Isso só é possível graças à incapacidade de distinguir a realidade da imaginação. Portanto, se você direcionar a imaginação para resultados negativos e prejudiciais, você direciona o subconsciente ao fracasso.
Porém, ao direcionar pensamentos para coisas boas, como conquistas pessoais, você dá a ideia ao subconsciente de que já possui tal objeto de desejo e ele preparará você para manifestar isso na realidade. Portanto, a repetição é a chave para o sucesso.
Sei que você deve estar pensando: É tão fácil falar ou escrever tudo isso! O difícil é por em prática e conseguir essa mudança? Já fiz todas essas perguntas quando um dia uma pessoa que não gostava por várias crenças MINHAS me disse: Nossa, como você é reclamona! Arghhhhh…..fiquei chocada em ouvir aquilo! Na tentativa de me aproximar em puxar papo fiz uma reclamação e pra mim foi uma afronta.
Me dei conta de como realmente sou. Talvez as pessoas que convivo nunca tiveram a coragem de me falar realmente como eu era por gostarem de mim de alguma forma. E não queriam me machucar. Mas teria que vir de uma pessoa externa à minha convivência para me colocar um grande espelho do meu inconsciente na minha frente.
Mudar, a melhor coisa que fiz.
E olha, vou dizer. Foi a melhor coisa que essa pessoa me fez. Me deu um choque e acordei. Portanto como resultado tomei consciência de que precisava mesmo mudar, pois estava estacionada no mundo. Estava andando na maré da vida.
Comecei a buscar todo tipo de informação que podia na internet sobre desenvolvimento pessoal. Tudo que se relacionava com o assunto. Queria aprender como poderia mudar. Como enfrentar tanta crenças e atitudes que no meu íntimo me incomodava. Parecia que vivia brigando comigo mesma. Então comecei a fazer cursos e mais cursos. Estudava dia e noite.
Fazia meditações, lia todos os livros sobre o assunto. E hoje depois de tanto aprendizado consigo meditar até lavando louça….rs. Consigo bloquear meus pensamentos ruins, julgamentos e crenças, e transformo em tudo que quero daqui pra frente em minha vida. Transmuto e limpo conscientemente. Eu Sou a protagonista AGORA.
Existem vários meios de se obter ajuda quando falamos em mudança de atitudes. Porém você precisa ter uma noção clara de que precisa mudar, evoluir, sair da zona de conforto, acordar para uma nova realidade. Você pode mudar. E não falo agora em mudar apenas suas reclamações, falo em melhorar sua vida no geral, atitudes pensadas, encontrar soluções para seus bloqueios.
No início do BLOG ao lado esquerdo na aba RECOMENDO, deixei várias dicas de cursos que fiz e que transformaram minha vida.
No bloco Biblioteca existem vários livros que também podem ser muito interessantes. Dê uma olhadinha por lá.
Você está pronto para parar de reclamar?
Então pare.
Agora vá ler este artigo para que você possa começar a criar uma rotina mais positiva para si mesmo: 7 Passos que ajudarão a mudar sua vida
Um grande abraço.
E espero que seu primeiro passo seja olhar seu espelho.
Gratidão de LUZ.